sábado, 7 de fevereiro de 2009

Pagamento a perder de vista


Sair de uma dificuldade financeira requer mudança de hábitos. Deixar de onerar nosso futuro, estendendo um pagamento em longas parcelas, deve ser um objetivo, acompanhado bem de perto, preferencialmente, à vista.

Na compra à vista, além de criar o hábito de comprarmos somente aquilo que podemos, também nos dá a possibilidade de barganharmos um preço melhor, alcançando excelentes descontos que não conseguiríamos na compra parcelada. Alguns impostos do governo, como o IPTU e o IPVA, também trazem consigo um generoso desconto no pagamento á vista

O caminho da prosperidade passa pelo pagamento à vista. Isto pode parecer difícil no começo, já que o excesso de contas, sempre nos fazem empurrar algumas um pouco mais para frente, mas não desanime, nem desista, apenas pague o maior número possível de contas no ato da compra.

E o cartão de crédito? Particularmente não gosto de usá-lo, mas pode ser um refúgio importante em momentos que nos faltam recursos. Isto porque evita, por exemplo, que caiamos no cheque especial, ou em contas acrescidas de juros. Com o auxílio do cartão de crédito podemos escolher quais contas pagaremos primeiro. Mas isso vale somente para o pagamento total da fatura, pois o pagamento mínimo está acrescido das maiores taxas de juros do mercado.

Enfim, o enriquecimento não se dá pelo acúmulo de dívidas, então quanto mais distante você estiver delas, mais capacidade de poupar e assim, enriquecer, você terá. Na próxima postagem, falarei sobre duas palavrinhas mágicas: “Juros Compostos”, que são capazes de transformar pequenas quantias em verdadeiras fortunas.

Um abraço,

Pedro Henrique

Um comentário:

Pra. Marisa Pesconi disse...

Filho, quero te parabenizar pelo blog, excelente e útil para o nosso crescimento financeiro!! Orientações segura e bem vividas por voçê e sua família linda e abençoada não é mesmo? Que o Senhor te abençõe neste próposito!!! Abraços!!!