quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Faça seu Orçamento Pessoal

Talvez o motivo de nunca sobrar dinheiro ao final do mês, seja porque nunca nos sobre tempo para darmos a importância que as nossas finanças requerem. Caso essa seja a sua realidade, proponho que hoje mesmo você comece a monitorar suas contas, fazendo um orçamento pessoal.

Basicamente você precisa entender dois conceitos antes de iniciar seu orçamento:

Receitas: São todas as entradas de dinheiro, nossos ganhos. Ex.: Salário.
Despesas: São todas as saídas de dinheiro, nossos gastos. Ex.: Água, luz, telefone, etc...

Observe agora um exemplo de orçamento pessoal:



A principal finalidade do orçamento pessoal, está na possibilidade de obtermos previsões de nossas receitas e despesas em um período desejado. Antecipando às nossas contas, podemos, por exemplo, conhecer o valor que iremos dispor em um determinado mês. A vantagem está em termos tempo suficiente para, se assim necessário, mudarmos o curso de nossas finanças. Em outras palavras, o orçamento nos permite assumirmos o controle de nossa situação financeira.

Também é possível com o orçamento impormos limites ao nosso consumo. Após projetarmos o valor de uma conta, podemos ir acompanhando os seus gastos a medida que eles vão acontecendo. Assim sabemos exatamente o valor que ainda nos resta para atingirmos o limite que impomos para a conta. Essa é mais uma forma, altamente eficaz, de mantermos nossas despesas sob controle.

Para encorajá-lo a iniciar o seu próprio orçamento, disponibilizo ao final da postagem uma planilha que você poderá de imediato pôr em prática os ensinamentos aprendidos. Mas antes, considere outras dicas importantes:

1.Assim como o nome sugere, um orçamento pessoal deverá ser elaborado de acordo com cada pessoa ou família. Crie contas que se ajustem a sua real necessidade. Por exemplo: caso tenha um animal de estimação, considere criar uma conta para a ração do bicho.

2.Mantenha seu orçamento dentro de sua realidade. Muitas vezes, ao confundir desejo com necessidade, impomos um padrão de vida incompatível com as nossas receitas. Considere cortar gastos desnecessários em seu orçamento. Da mesma forma, considere aumentar suas receitas com um trabalho complementar, por exemplo.

3.Monitore seu orçamento constantemente. Se tratando de previsões, assim que o período chegar, precisamos estar atentos ao andamento do nosso orçamento. Não espere muitas contas se acumularem. Ao final do dia, tendo havido movimentação, alimente seu orçamento. Controlar nossas contas é uma atividade prazerosa.

4.Imprevistos podem acontecer. Se antecipe à eles. Reserve todo mês uma parte de seu orçamento para futuras emergências. Um fundo de reserva é algo valioso nessas horas.

5.Tenha como meta em seu orçamento poupar ao menos 10% de sua renda. Lembre-se que o efeitos dos juros compostos podem transformar esses pequenos depósitos em verdadeiras fortunas ao longo dos anos.

Existe uma vasta literatura disponível na internet sobre o tema orçamento pessoal. Dada a importância do assunto, recomendo que você busque mais informações e acima de tudo coloque em prática seus conhecimentos. Definitivamente, conhecer suas finanças à fundo, é o ponto de partida de um caminhar próspero. Espero poder ajudá-lo a trilhar este caminho. Não esqueça de baixar a planilha.

Um forte abraço,

Pedro Henrique

Planilha para Gerenciamento de Despesas
Fornecido por: Centro de Excelência em Planilhas
Clique aqui para baixar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito das informações passadas para ser feito um orçamento pessoal.
Me ajudou para ser feito um trabalho da faculdade.

Jefferson Holanda disse...

Graça e Paz irmão Pedro!

Sou o Anônimo do Blog do Rev. Augustus com duvida sobre escatologia, obrigado pela recomendação, achei o livro e vou ler. Achei o seu Blog muito legal!

Meu email jefferson_holanda@yahoo.com.br

Deus te abençoe!

Tatiane disse...

Não consegui baixar a planilha.

Tatiane
tatyportilho98@gmail.com

Lúcy Jorge disse...

A Paz de Cristo, conhecer seu blog alegrou meu coração.
Como prova do meu amor cristão deixo uma lembrancinha que fiz, espero que goste do acróstico:

C ultivar uma vida de oração.
R evigorar-se pela leitura diária da Palavra.
E star sempre disposto a obedecer a Deus.
S er uma testemunha fiel no viver e no falar.
C onsagrar a Deus seu corpo, tempo e talentos.
E sperar de Deus a orientação para a vida.
R evestir-se do poder do Espírito Santo.

Nós precisamos CRESCER na Graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog, deixo o convite.
http://frutodoespirito9.blogspot.com/

Em Cristo,

***Lucy***

P.S. Convido a visitar o blog do irmão J.C. repleto de mensagens abençoadoras; algumas polêmicas, porém ricas de entendimento.

Acesse:
http://discipulodecristo7.blogspot.com/